O som da harmonia...

segunda-feira, 29 de março de 2010

Recife pela primeira vez às escuras...

Uma ação inusitada da Prefeitura do Recife despertou a curiosidade de quem passou pela Ponte Duarte Coelho na noite deste sábado (27). Curiosos que transitavam a pé ou de ônibus se perguntavam o porquê da ponte estar completamente às escuras. O motivo, o mesmo que levou mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro a se preocupar com um único assunto: o aquecimento global. Por essa razão, a PCR – por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) -, aderiu à Hora do Planeta, evento promovido pela organização WWF-Brasil no qual as luzes das moradias mais simples aos maiores monumentos são apagadas por uma hora nesta data. Além do Recife, outras 19 capitais brasileiras participaram da ação.

Além da ponte, o edifício-sede da prefeitura também apagou as luzes em adesão ao evento. Segundo a prefeitura a decisão em assinar o documento de participação da Hora do Planeta foi muito importante para reforçar as reflexões acerca do assunto. “Esta é a primeira vez que a PCR participa da Hora do Planeta, que já acontece no mundo desde 2007. Este ano escolhemos a ponte Duarte Coelho por se tratar de um cartão postal do Recife e que tem um grande fluxo de pedestres. Já o prédio da prefeitura foi escolhido por questões simbólicas”, disse o secretário. E ainda fez um apelo para que a população tenha mais consciência ambiental. “Precisamos encontrar maneiras mais corretas para diminuir os impactos das mudanças climáticas. Por isso, este evento, não só aqui como no mundo inteiro, serve como um momento de reflexão”, concluiu.


A Hora do Planeta – o evento começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel (França), o Coliseu (Itália) e a Times Square (EUA), além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário